Brasil vai abrigar o primeiro santuário de elefantes da América Latina
Uma antiga fazenda de gado de mil hectares na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, vai abrigar o primeiro santuário de elefantes da América Latina. A propriedade fica a cerca de 40 km do parque nacional.
A área cercada equivale a mil campos de futebol e acolherá animais provenientes de circos e zoológicos do Brasil e de outros países. O projeto prevê ainda a construção de um galpão para servir de centro veterinário.
A construção do lar para os elefantes está sendo feita pela ONG Santuário de Elefantes Brasil, que pede ajuda de internautas para arrecadar R$ 300 mil para concluir o projeto.
- Brasil tem 8 restaurantes entre os 100 melhores da América Latina
- Santa Catarina vai ganhar grande complexo inspirado na Amazônia brasileira; saiba tudo aqui
- 5 dos melhores hospitais da América Latina estão no Brasil; confira ranking
- D23 debuta no Brasil com novidades do universo Disney
“A troco de algumas risadas e sorrisos, elefantes em cativeiro têm sua saúde e felicidade sacrificadas. Milhares desses animais extremamente inteligentes e sociáveis pagam um preço alto demais, vivendo uma vida sem nenhuma semelhança com as vidas que teriam na natureza”, diz o texto no site de financiamento coletivo. Colabore aqui.
As obras para preparar o local já começaram, mas ainda faltam licenças ambientais para que o espaço de fato possa acolher os elefantes. Assim que estiver pronto, a ideia é deixar os animais soltos e criar um sistema de monitoramento eletrônico para acompanhá-los em tempo real.
Segundo o jornal “Correio Braziliense“, atualmente, no Brasil, a exibição de animais em circos é proibida em 11 estados e 50 cidades. Já na América Latina, ela é vetada em seis países: El Salvador, Equador, Paraguai, Bolívia e Argentina.