Conheça Rishikesh, na Índia, a capital mundial da ioga

Em parceria com GirlsGo
03/03/2017 15:06 / Atualizado em 11/09/2017 16:22

A Índia é um destino turístico muito desejado por seus belos palácios, fortes e templos. Mas outros motivos atraem pessoas ao país: o estudo de meditação, terapias, ayurveda e ioga.

E para isso, um dos lugares mais buscados é Rishikesh. No norte de Nova Deli , em meio à cordilheira dos Himalaias, a cidade é conhecida por ser a capital mundial da ioga. Aqui os turistas se reúnem principalmente em duas vilas: Laxman Jhula e Ram Jhula.

Estátuas de deuses hindus na beira do rio Ganges, em Rishikesh (Índia)

Rishkesh tem uma temporada turística bem marcada, vai de fevereiro a maio, quando o clima é mais ameno e os Mestres e Babas atraem pessoas do mundo todo para seus satsangs (palestras).

A cidade, que é considerada sagrada pelos hindus, mantém viva a tradição milenar da ioga, na beira do limpo Rio Ganges, dezenas de escolas oferecem cursos de aperfeiçoamento, formação de professores e aulas para iniciantes. Os ashram de ioga se tornaram, também, uma opção de hospedagem, com aulas, acomodação e refeições de acordo com o pacote. Um dos ashram mais famosos é o que hospedou, no passado, o grupo de rock Beatles.

Grupo de indiano religiosos pelas ruas de Rishikesh
Grupo de indiano religiosos pelas ruas de Rishikesh

Em março, o Festival Internacional de Ioga, com conferencistas e professores do mundo todo, atrai estudantes dos mais diversos estilos e níveis. Neste ano, o festival começou no dia 1º e encerra-se no dia 7. Pessoas de mais de 93 países estão presentes, reunindo mais de um mil inscritos e a mesma quantidade de visitantes.

Mas Rishikesh não se resume a práticas espirituais, é possível tomar banho no Ganges, fazer passeios de barco, incluindo rafting, visitar templos e também é um portão de entrada para algumas trilhas nas montanhas do Himalaia.

Participantes do Festival Internacional de Ioga em Rishikesh

Para quem passa pelas grandes cidades da Índia, Rishikesh é um lugar para relaxar, longe do barulho e dos lugares lotados que caracterizam o país.

E ao contrário do que se pode pensar, a Índia é segura, em especial Rishikesh. No país assaltos não são frequentes, sou mulher, estou viajando a Índia sozinha por mais de seis meses sem nenhum contratempo.

Um dos Asrham de ioga de Rishikesh
Um dos Asrham de ioga de Rishikesh

Outros polos de estudo de ioga são o estado de Goa (sul) e a cidade de Dharamshala (norte), mas cada uma tem uma temporada regida principalmente pelo clima e temperatura.