Ibope: Luciano Huck empata com Alckmin e Doria para eleições 2018
Se a votação fosse hoje, o segundo turno seria disputado entre o ex-presidente Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro
A coluna de Lauro Jardim no jornal “O Globo” deste domingo, dia 29, divulgou uma nova pesquisa realizada pelo Ibope sobre a eleição presidencial de 2018. Segundo o levantamento, se a votação fosse hoje, o segundo turno seria disputado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
Na pesquisa, feita entre 18 e 22 de outubro, o petista teria teria 35% das intenções de voto contra 13% do parlamentar. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em todos os Estados, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Atrás de Lula e Bolsonaro, estão a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 8%, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB) e o apresentador Luciano Huck, ambos com 5%, e o prefeito paulistano, João Doria, com 4%. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 3% das intenções de voto.
- Em primeiro discurso após derrota, Bolsonaro reprime bloqueio de rodovias e sai correndo
- ‘É hora de baixar as armas. Somos um único país’, diz Lula em discurso da vitória
- Diretor-geral da PRF pede votos para Bolsonaro no Instagram
- Lula vence na Nova Zelândia, Coreia do Sul, Finlândia e mais; veja eleições pelo mundo
No cenário acima, brancos e nulos somam 18% e aqueles que não sabem em quem votar ou não responderam representam 5% dos eleitores consultados.
Outros cenários
Em uma disputa sem Lula, a liderança seria dividida por Bolsonaro e Marina, de acordo com a pesquisa. Eles atingiriam 15% das intenções de voto.
Em seguida, viriam Huck (8%), Ciro e Alckmin (cada um com 7%), e Doria (5%). O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que substituiria o ex-presidente Lula como candidato do PT, ficaria com 1%.
Nessas condições, 28% dos eleitores optariam por anular ou votar em branco e outros 6% não sabem ou responderam.
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor fala em quem pretende votar, Lula também lidera, com 26%, seguido por Bolsonaro, com 9%, e Marina, com 2%. Alckmin, Doria e Ciro têm 1%, assim como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o atual presidente, Michel Temer (PMDB).
Brancos e nulos empatam com Lula ao atingirem 26%; não sabem ou não responderam somam 30%.
- Leia também: