Diários de bicicleta em Timbó
Por Silvia e Heitor Reali, do site Viramundo e Mundovirado
Distante 30 km de Blumenau, Timbó apresenta um roteiro especial, planejado para ser percorrido de bicicleta. O trajeto acompanha rios, extensos arrozais, priorizando estradas tranquilas, trilhas prazerosas em meio a bosques, campos verdes pontilhados por araucárias, cruzando antigas pontes cobertas, ladeando jardins floridos ou estradinhas vicinais.
Dependendo do condicionamento físico, tempo ou interesses de cada ciclista para conhecer os atrativos, pode-se ou ajudar na colheita das uvas, fazer rafting nas corredeiras dos rios, comprar chocolates ou as renomadas malhas de puro algodão. A jornada poderá ter a duração desde apenas um final de semana até sete dias, ou mais.
- Delfinópolis, o paraíso das cachoeiras na Serra da Canastra
- Chapada dos Veadeiros abre a temporada de travessias
- Conheça 5 destinos no interior de SP que valem a viagem
- 8 passeios de trem para fazer no Brasil e na América do Sul
O essencial da viagem é a sensação de liberdade que a “magrela” proporciona: sentir o frescor do vento no rosto; distinguir os aromas que se espalham pelo ar; fazer uma parada para trocar ideias com esses brasileiros que falam português com sotaques curiosos, mesmo já estando na segunda ou terceira geração de imigrantes, e que guardam com orgulho os costumes de seus antepassados.
No trajeto há botecos que servem cerveja artesanal, servida com fatias de pão preto caseiro e camadas de kochkaese, queijo branco envelhecido por três dias, cozido e temperado com kummell, uma erva aromática; e por fim pedacinhos de uma linguiça defumada que faria sucumbir o vegetariano mais xiita.
Timbó e mais dezessete cidades vizinhas fazem parte da região denominada Vale Europeu. Colonizada por açorianos, alemães, italianos, poloneses e húngaros que chegaram por volta de 1861, na época que o Brasil era para eles a ‘geografia da esperança’. Na nova terra plantaram milho para a polenta, uvas para o vinho, algodão para suas roupas e flores para embelezar as cidades. Mostraram um jeito novo de construir casas –o enxaimel–, um sistema de encaixe de madeira escura com tijolos aparentes, e o saudável costume de utilizar bicicletas quer para ir ao trabalho, à escola, fazer compras ou passear. Daí para organizar uma cicloviagem foi um pulo.
Onde ficar:
Hotel Timbó Park: www.timbopark.com.br
Pousada Campo do Zinco, em Benedito Novo: www.campodozinco.com.br
Onde comer: Restaurante Thapyoca, Timbó, av. Getúlio Vargas 201
Aluguel de bicicletas: em Rodeio, falta de bike não é desculpa para não ir, alugue uma na Bicicletaria Feltrin Rod. SC-416, km 5 n° 7017
Quem Organiza: www.circuitovaleeuropeu.com.br
Dicas: Consulte o http://www.cimvi.sc.gov.br/turismo se quiser organizar o passeio coincidindo com as festas da região.