’13 Reasons Why’ aumenta busca por ajuda em combate ao suicídio
A série mais falada do momento, “13 Reasons Why”, trouxe à tona assuntos de extrema seriedade e relevância. Ao abordar questões como suicídio, bullying e cultura do estupro, a nova produção da Netflix foi responsável pela conscientização de pessoas sobre estas.
O poder de um programa de televisão é muito maior do que se imagina. A história de Hannah Baker mobilizou diversos internautas a divulgarem a hashtag #NãoSejaUmPorquê, com o objetivo de combater ações que levam à depressão.
Nesta quarta-feira, 5, outra informação comprovou mais ainda a influência do seriado. De acordo com o Huffington Post, o CVV (Centro de Valorização da Vida) – organização sem fins lucrativos para a prevenção do suicídio no Brasil – recebeu por volta de 25 mensagens mencionando “13 Reasons Why”.
Desde 31 de março, os pedidos de socorro enviados para a instituição aumentaram mais de 100%. No lançamento da série, a Netflix disponibilizou o site da CVV para incentivar os telespectadores a procurarem ajuda. A plataforma oferece apoio 24h gratuita e sigilosamente por telefone (188), e-mail, chat e Skype.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o suicídio mata mais jovens do que a Aids no mundo. Os dados também revelam que 32 brasileiros se matam a cada dia.
- Em outubro de 2016, o Catraca Livre criou a campanha #BullyingNãoÉMIMIMI. Nesta, foram feitas pautas evidenciando as consequências do bullying e conscientizando a população sobre como agir em relação ao assunto. Veja aqui como a agressão virtual – conhecida como cyberbullying – também deixa marcas.