5 hábitos que te tornam uma pessoa infeliz e você não sabe
Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela
Uma vez me falaram que ser feliz é pura questão de escolha. Bem, eu posso até concordar, mas é impossível negar que, de vez em quando, desenvolvemos alguns hábitos que nos fazem uma pessoa infeliz. E nem sequer percebemos que os estamos desenvolvendo.
A culpa não é nossa, pode ficar tranquila. De vez em quando a gente se autossabota e é normal. E é por isso que tô aqui hoje. Quero te tirar dessa de ser uma pessoa infeliz sem ao menos saber o porquê. Afinal, de vez em quando os inimigos somos nós mesmas, certo?
Então bora lá!
- 3 lugares diferentes e perfeitos para curtir o verão no Brasil
- 3 sinais que podem indicar o câncer de pâncreas
- Diabetes pode dar sinais na boca: veja quais são e como identificar
- Pesquisa destaca 8 hábitos que ajudam a diminuir o risco de câncer
Hábitos que te tornam uma pessoa infeliz e você não sabe
1. Se comparar aos outros
Sabe, a vida não é uma competição. Ficar se comparando a outras pessoas e seus sucessos só vai fazer de você uma pessoa infeliz.
É preciso entender que cada vida é uma e que cada um de nós carrega os próprios pesos. Sabe aquele ditado de que “a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa”? Pois é! Enquanto você se compara com uma amiga e se sente mal porque ela conseguiu um bom emprego e você não, ela provavelmente está se comparando a algo que você também tem de bom.
E aí a gente entra numa espiral de mal-estar infinita, onde a pessoa infeliz foca seus objetivos nas realizações do outro, e não nas próprias. Pense nas coisas que VOCÊ QUER, e não no que o outro já tem e você não. Trabalhe para conseguir atingir seus próprios objetivos, porque a única pessoa que pode te dar felicidade DE VERDADE é você mesma!
2. Não focar no presente
Uma pessoa infeliz geralmente não consegue assimilar que nós só temos controle do presente. Pensa bem: não podemos alterar o passado e muito menos prever o futuro.
O problema é que muita gente fica presa ao passado, guardando rancores e medos antigos, que já deveriam ter sido deixados para lá. Isso atrapalha qualquer um a seguir em frente, sabe? Quem vive de passado é museu, lembre-se sempre disso!
E quanto ao medo do futuro, existe uma metáfora que me ajuda muito. É o seguinte: pense no nosso futuro como um alvo e nas nossas ações como um arco e flecha. A gente mira, foca no alvo, posiciona o corpo, respira fundo e manda a flecha. E aí, a partir de então, o percurso não pode mais ser alterado por você, e se ele for acertar o alvo, ou não, só descobriremos algum tempo depois.
O que te digo é o seguinte: dos comportamentos que te fazem uma pessoa infeliz sem você saber, o de não focar no presente é talvez o mais prejudicial. Faça o que puder para que sua flecha chegue até o alvo, se esforce bastante, e nunca se prenda ao passado!
E aí a felicidade estará cada vez mais perto!
Veja mais hábitos aqui: 5 hábitos que te tornam uma pessoa infeliz e você não sabe