7 alimentos que não são tão saudáveis quanto a gente pensa
Uma pegadinha na qual muitas pessoas caem na hora de fazer dieta é incluir na alimentação alternativas que prometam ser mais saudáveis. As palavras “integral” e “natural” em uma embalagem não garantem que aquele produto realmente seja uma boa escolha.
Veja abaixo alguns alimentos que podem não ser tão saudáveis quanto nós pensamos:
Frutas secas
Não é porque são frutas que elas são saudáveis! As indústrias adicionam vários compostos químicos às frutas para que elas se conservem por mais tempo e fiquem com um gosto melhor. Muitas levam até mais açúcar nesse processo; ou seja, se tornam ainda mais calóricas. Pode ser melhor optar por uma fruta fresca mesmo.
Granola
Embora a maioria das granolas contenham ingredientes nutritivos, como ferro, vitamina B, zinco e fibra, elas também podem vir com muito açúcar ou mesmo óleo. E o problema do açúcar não é só o número de calorias; o exagero no consumo dele pode levar a uma série de outros problemas, como acne, doenças cardiovasculares e diabetes.
“Crisps” de vegetais
Embora pareça uma boa ideia substituir a batata frita industrializada por um snack de vegetal feito em casa, alguns nutrientes dos alimentos são perdidos quando eles são cozidos. A salada simples, com vegetais crus, pode ser mais saudável por causa disso.
Suco de frutas
Não adianta muito trocar o refrigerante pelo suco se ele tiver muito açúcar. Além disso, opções industrializadas também vêm com conservantes e outros ingredientes nada bons para a saúde.
Tapioca
Apesar de ser saborosa, a tapioca não tem todas as fibras e nutrientes da mandioca, e tem um índice glicêmico alto.
Iogurte
Mais uma vez, o vilão é o açúcar. Alguns produtos também vêm com corantes e outros compostos nada saudáveis. Prefira o iogurte natural.
Pão integral
Não adianta: o pão integral continua sendo calórico. E algumas opções do mercado usam a farinha de trigo comum. A dica é prestar atenção ao rótulo do produto, e ver se ele indica que foi usada farinha integral de verdade.