Sete coisas que as pessoas precisam saber sobre depressão
Texto escrito por Isabelle Dias e publicado no Superela.
Desde que tenho 14 anos de idade que lido com depressão e ansiedade. Esses quase dez anos não foram difíceis só para mim, mas também para a minha família e amigos mais próximos.
Entendo que, diversas vezes, eles gostariam muito de fazer algo para ajudar, mas não faziam ideia do que poderia ser feito. Em grande parte desses momentos, eu estava fraca e confusa demais para explicar todas as maneiras como eles poderiam ajudar para que esse processo fosse um pouco menos doloroso.
Hoje, já na fase de manutenção do meu tratamento, consigo enxergar essas questões com mais clareza e falar de forma aberta com todas as pessoas que amo sobre como elas podem me ajudar (principalmente nos momentos de crise).
- Saiba quais são os sinais de câncer nos olhos
- Quebrada Dog aposta em hot dog artesanal na periferia de São Paulo
- Estes 2 suplementos vão te ajudar a querer comer menos doce; entenda o motivo
- Sesi-SP abre 6.000 vagas em cursos gratuitos na capital
Com a prática, todos nós aprendemos como poderíamos nos ajudar e tornar os dias melhores, mas houveram muitas brigas e incontáveis momentos de silêncio até que alcançássemos esse equilíbrio. Aliás, existem algumas coisas que eu gostaria que tivessem contado para todos eles logo no início. Saber disso faria com que todos tivessem lidado melhor com a situação, poupando em muito os desagastes provocados nos nossos relacionamentos.
Por isso, se alguém que você ama está passando por problemas de saúde mental, os sete pontos a seguir funcionam como um pequeno manual de como ajudar (e não ser um babaca) de maneira efetiva. Pronto?
O que eu gostaria que minha família e amigos soubessem sobre depressão:
1. Não faça pouco caso sobre a forma como eu me sinto
Eu entendo que, para quem está de fora, pode ser extremamente difícil entender como pequenas coisas são capazes de desencadear ataques de ansiedade, um dia inteiro sem sair da cama ou até uma crise de choro praticamente incontrolável. E, acredite, eu sei o quão insignificantes essas coisas parecem e por isso me sinto constantemente incompreendida – por isso me isolava tanto.
Sendo uma pessoa importante na minha vida, a sua opinião tem um peso enorme (mesmo que eu não demonstre) e tem o poder de fazer com que esse episódio se torne mais leve ou pesado. Por isso, me abrace e esteja disposto a ouvir, mesmo se não entender muito bem os motivos pelos quais estou tendo aquela reação.
2. Vibre com as minhas conquistas (por menores que elas pareçam)
Veja mais aqui: 7 coisas que as pessoas precisam saber sobre depressão