9 maneiras de ajudar alguém a controlar a ansiedade
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
Você é muito ansiosa? Caso seja, você sabe que aprender a controlar a ansiedade depende de muitos fatores – sendo a medicação e o acompanhamento médicos essenciais para o tratamento. Mas se você não sofre com essa doença e conhece alguém que passa por isso diariamente, indo das crises ansiosas aos ataques de pânico, saiba que você pode, sim, ser uma fonte de força para essa pessoa.
O que a gente quer dizer com isso é que você tem um papel importante na vida de alguém que está aprendendo a controlar a ansiedade – todo mundo serve ou como um gatilho para as crises ou como uma forma de evita-las. É preciso equilíbrio e, principalmente, uma dose extra de atenção e interesse: buscando se envolver com a outra pessoa, prestar atenção no que ela fala, você consegue ajudar muito nesse processo todo.
1.Não demore para responder mensagens
Mesmo que a resposta em questão não seja das mais animadoras. Seja ágil, porque, para um ansioso, esperar muito tempo por uma resposta pode ser desconfortável e incômodo. Você não precisa estar disponível 24 horas do dia, sete dias por semana, mas fique atenta para ser mais rápida nessa resposta.
- Depressão e temperatura corporal: entenda conexão apontada pela ciência
- Estudo aponta 2 novas causas para demência
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
2.Seja paciente – o que é simples para você pode ser complicado para um ansioso
Fazer uma ligação para pedir uma pizza ou perguntar uma informação para o segurança do shopping pode ser comum para você, mas um gatilho para a ansiedade de alguém. Tenha em mente que quem está tentando controlar a ansiedade pode ver essas situações com muito medo e você precisa se manter firme para acalmá-la e esperar o tempo dela para fazer cada uma dessas coisas – ou ainda que você precisará fazê-las por ela.
3.Seja objetivo!
Ao invés de soltar só um ‘vamos tomar um café no fim de semana?’, faça planos concretos e completos. Mande, ao invés disso, algo do tipo ‘vamos tomar um café no sábado, naquele lugar que você gosta, às 16h?’. Isso diminui a ansiedade porque quem sofre da doença vê um compromisso marcado e confirmado, e não uma ideia vaga do que pode acontecer no fim de semana.
4.Ouça, ouça, ouça
Veja mais dicas aqui: 9 maneiras de ajudar alguém a controlar a ansiedade