9 motivos explicam a falta de apetite sexual
Texto escrito por Maria Eduarda Lopes e publicado no Superela
Vamos lá. Para falar dos motivos que inibem o apetite sexual, a gente tem que buscar lá atrás questões culturais que reprimem a mulher e sua forma de expressar livremente a sua sexualidade.
Dentro desse contexto histórico em que foi traçada a sexualidade feminina, muitas mulheres têm, até inconscientemente, dificuldade de exercê-la de forma plena e possuem vários entraves em relação ao sexo, à relação sexual em si e, consequentemente, à obtenção de orgasmo
Segundo a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, é natural que as mulheres sofram com alguma diminuição da libido, já que vivemos numa sociedade pouco afeita à sexualidade feminina. Se desde crianças as mulheres são reprimidas sexualmente, cobradas para corresponderem a determinados padrões estéticos comportamentais e alvos de tabus sexuais, é até esperado que a libido seja uma questão sem expressão para a população feminina. A solução pode estar em conversar com outras mulheres, fazer terapia e buscar autoconhecimento.
- Insônia atrapalha o desempenho sexual? Veja o que dizem os especialistas
- Menopausa: sintomas e cuidados para melhorar a rotina
- Suplementos para aumentar a libido da mulher: eles realmente funcionam?
- Síndrome comum pode explicar sua dificuldade de perder peso
Agora, vamos colocar a mão na massa e, ver na prática, quais os principais motivos que explicam a falta de apetite sexual.
1. Disfunções hormonais
O Fator hormonal é puramente biológico e exerce grande influência nesse aspecto. Pode interferir devido ao aumento da prolactina, diminuição da testosterona ou queda do estrogênio. Sem falarmos na tireoide descontrolada e no período da menopausa. Procure uma médica, ela irá solicitar exames e vai regularizar o seu quadro.
2. Anticoncepcional
Em algumas mulheres, podem prejudicar a libido, devido ao estrogênio, que aumenta a produção de SHBG, a principal proteína transportadora de hormônios sexuais, reduzindo o número de testosterona no sangue. Vocês já notaram que quando param de tomar a pílula, o apetite sexual aumenta? É porque durante esse período em que você estava tomando, seu corpo para de ovular e não passa mais pelo período fértil.
3. Estresse ou problemas do dia a dia
Pode ser só uma fase, algo que esteja te preocupando, te deixando com a cabeça cheia etc. Neste caso, a melhor solução é não se cobrar. Tente relaxar, descobrir o que está te estressando, esperar a poeira abaixar e mandar brasa. Lembre-se: é uma fase, sem cobranças.
4. Depressão
Continue lendo aqui: 9 motivos explicam a falta de apetite sexual