Dicas para reduzir os gases intestinais

A nutriocionista Tatiana Zanin dá várias dicas para evitar uma fonte de constrangimento: os gases intestinais. Mostra os principais alimentos a serem evitados e os chás mais recomendados.

Uma das dicas é o chá de hortelã.

Existem mais de 25 espécies de hortelã

São diversos os benefícios da hortelã, folha rica em nutrientes. Ela ajuda, por exemplo, na melhora do hálito, no alívio de dores de garganta ou em tratamento de tosses. Mas, além da ação expectorante, a planta evita a má digestão e reduz gases. Sabia disso?

De acordo com site Minha Vida, existem mais de 25 espécies de hortelã. Estão presentas no alimento as vitaminas A, nutriente que é essencial para os olhos e a pele, previne infecções e tem forte ação antioxidante; e também as do complexo B, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos.

Veja abaixo alguns dos benefícios da hortelã:

Ação expectorante
O mentol auxilia no alívio de tosses e congestão nasal. Pode ser utilizado como um óleo de hortelã, que será passado no corpo, ou pode ser ingerido.

Reduz de gases
A hortelã, especialmente o chá de hortelã-pimenta, pois a planta possui propriedades que diminuem os movimentos peristálticos do intestino, evitando a expulsão dos gases.

Evita a má digestão
A folha reequilibra a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas digestivas que são essenciais para a digestão dos nutrientes. Também é fundamental na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal e ajuda, assim, em casos de enjoos.

Confira aqui o artigo na íntegra.