Alimentação rica em antioxidantes controla a ação dos radicais livres
Os alimentos que uma pessoa consome podem estar diretamente ligados à idade que ela aparenta. A dieta antienvelhecimento aposta no consumo de produtos saudáveis e ricos em antioxidantes para driblar a ação do tempo e manter o visual sempre jovem.
Dieta antienvelhecimento: Poder antioxidante
O tempo passa para todos e é impossível não notar, ao longo dos anos, alguns sinais como linhas de expressão ou flacidez. Entretanto, a alimentação pode contribuir de forma positiva para manter a jovialidade da pele e a saúde do organismo.
- Este é o melhor nutriente para o cérebro, segundo Harvard
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
O consumo de alimentos ricos em antioxidantes controla a ação dos chamados radicais livres, substâncias naturais do organismo que prejudicam o desempenho das células, acelerando a oxidação e desgastando-as mais rapidamente.
Na dieta antienvelhecimento, a presença dos antioxidantes contribui para proteger essas células, evitando o envelhecimento precoce e doenças degenerativas, tais como câncer, artrite e aterosclerose. Como exemplos de ingredientes, têm-se peixes, cereais integrais, frutas, verduras e legumes.
Entre as frutas, mais ricas nessas substâncias, destacam-se cranberry, romã, uva, tomate, maçã e frutas vermelhas em geral. Fique atento, também, ao consumo de produtos gordurosos, farinha branca e açúcar, pois eles contribuem para a ação dos radicais livres e, consequentemente, provocam o envelhecimento precoce.
Veja no site Vivo Mais Saudável 3 hábitos que evitam o envelhecimento.