Anticoncepcionais podem aumentar risco de câncer de mama
Com informações do site Minha Vida
Em meio ao debate sobre as consequências provocadas pelo uso de anticoncepcionais, um estudo realizado por especialistas dinamarqueses revelou como a medicação pode afetar a saúde da mulher: depressão, sobrepeso o risco de câncer são alguns efeitos já conhecidos.
De acordo com a recente pesquisa, métodos contraceptivos baseados em hormônios apresentam risco 20% maior de causar câncer de mama. E, ao contrário do que acreditavam especialistas, o uso do medicamento com menos estrogênio diminui o risco.
Para chegar à conclusão, o levantamento que foi realizado durante quase 11 anos anos, e publicado no “The New England Journal of Medicine”, avaliou 1,8 milhão de mulheres na Dinamarca. Foram acompanhadas pacientes entre 15 a 49 anos, que não tinham câncer, coágulo nas veias ou se submetido a tratamento para infertilidade.
- Estudo revela o que pode aumentar expectativa de vida em 5 anos
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Pesadelos podem sinalizar risco de demência, segundo estudo
As consequências
Os resultados mostram que quanto mais tempo os produtos forem usados, maior o risco. O aumento de 20% no risco de câncer de mama variou de acordo com a idade e com quanto tempo as mulheres usaram anticoncepcionais baseados em hormônios, incluindo pílulas, adesivos, anéis vaginais, implantes e injeções.
O risco foi 9% maior com menos de um ano de uso e 38% maior com mais de 10 anos de uso. Para saber mais sobre o assunto, confira a matéria na íntegra no site Minha Vida.