Bactérias em fones podem causar problemas de saúde graves
Você já higienizou ou compartilhou seu fone de ouvido? Esse tipo de preocupação não é muito comum, como prova análise feita peça faculdade de biomedicina da Devry Metrocamp, de Campinas.
Segundo Rosana Siqueira, doutora em ciências de alimentos, bióloga, professora e coordenadora do estudo que avaliou por três meses 30 fones e 10 headsets de jovens e adultos, os dispositivos analisados eram emprestados sem problemas e quase nunca eram higienizados.
A pesquisa encontrou em 87% dos fones de ouvido uma contaminação maior, incluindo bactérias como a Staphylococcus aureus, que pode causar infecções de pele, como furúnculo e impetigo. Além de abcessos, otites, sinusites e, em casos mais graves, pode levar até a meningite ou perda de audição. Leia matéria completa no G1.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
13 objetos que você não deve compartilhar em hipótese nenhuma
Escovas de dente provavelmente são o primeiro item que ouvimos falar sobre os riscos de compartilhamento, devido às bactérias e doenças que podem ser transmitidas por esse item, como aponta matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
Porém há outros itens que também não devem ser divididos, caso dos fones de ouvido, já que – principalmente os que intra-auriculares – aumentam a umidade dentro dos ouvidos, o que pode aumentar a quantidade de bactérias presentes no local.
Veja outros intens do dia a dia que não devem ser emprestados:
2- Brincos ou piercings
Há risco de contaminação devido a possíveis lesões na mucosa da orelha, sangue na joia ou fungos na pele, explica a infectologista Ana Cristina Garcia Ferreira.
3-Chinelos
Geralmente não há muita preocupação em emprestar esse item. Mas esse é um hábito arriscado, já que os pés são locais de fácil acúmulo de fungos e bactérias – como micose, pé de atleta e frieiras – que podem ser transmitidos no quando compartilhamos seu uso
4-Pinça
Apesar de não entrar em contato com a mucosa, podem conter gotas de sangue ou fungos da pele, por isso não é bom partilhar. Para evitar o acúmulo de microorganismos, também é importante fervê-la por alguns minutos após o uso.
5-Sabonete em barra
Segundo a infectologista Ana Cristina, tudo o que precisa ser manipulado diretamente com as mãos é menos higiênico. E quanto mais mãos entram em contato com o sabonete, mais contaminado ele fica, podendo transmitir doenças causadas por fungos e bactérias.
6-Toalha
Apenas o fato de ficar úmida por muito tempo já pode fazer com que ela tenha bactérias e fungos. Se usada por várias pessoas, acaba tornando-se um meio de transmissão desses micro-organismos.
7- Lâminas de barbear ou fazer depilação
8- Buchas e esponjas de banho
9-Desodorantes
Saiba mais sobre os riscos de compartilhar esses itens na matéria completa do Minha Vida.