Bebidas muito quentes podem causar câncer de esôfago, diz OMS
Segundo a agência especializada em pesquisas de câncer da Organização Mundial de Saúde (OMS), bebidas muito quentes poderiam levar ao câncer de esôfago. O problema seria a temperatura – quando menos quentes, café, mate e outras bebidas não apresentam risco cancerígeno.
Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (cuja sigla é IARC em inglês), foi quem apresentou o estudo, que contou com um comitê de 23 especialistas. Eles revisaram mais de 1000 estudos sobre as possíveis propriedades causadoras de câncer no café e no mate. “O consumo de bebidas muito quentes é uma causa provável de câncer de esôfago e é a temperatura – não a bebida em si – que parece ser a causa”, disse Wild. Há evidências de que essas e outras bebidas podem levar ao câncer no esôfago quando ingeridas em temperaturas acima de 65 graus celsius, e quanto mais quentes, maior risco de se desenvolver a doença.
Turquia, Irã, China, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil são alguns dos lugares em que infusões costumam ser tomadas a pelo menos 70 graus, segundo a OMS. No estudo, a agência considerou outros fatores que poderiam distorcer a estimativa de câncer no esôfago, como o consumo de álcool e tabaco.
- O tipo de café que pode causar câncer se consumido em altas doses, de acordo com estudos
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- Bebida alcoólica causa câncer? Veja a relação entre o consumo de álcool e o desenvolvimento de um tumor