Câncer: exame detecta tumor 10 anos antes da doença aparecer
Na próxima segunda-feira, dia 9 de abril, se comemora o Dia de Combate ao Câncer. Há uma série de boas notícias. Uma delas vem de um dos principais centros de pesquisa médica do mundo.
É uma técnica para detectar o sangue, via sangue, 10 anos do tumor aparecer.
O site Minha Vida informa: “Com uma simples amostra de sangue, é realizada uma análise do DNA tumoral circulante (ctDNA) sendo capaz de fornecer informações abrangentes sobre as alterações genéticas do tumor, que podem evoluir ao longo do tempo.
O procedimento está sendo elaborado pelo Centro de Combate ao Câncer Memorial Sloan Kettering, nos Estados Unidos. Segundo os cientistas, o exame pode estar disponível para a população em até dois anos, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
Além disso, os pesquisadores acreditam que o método tem o potencial de reduzir para metade a taxa de mortalidade por câncer, poupando milhares de vidas. Os primeiros resultados que investigam a precisão dos testes foram revelados na conferência “American Society for Clinical Oncology”, em Chicago, no último final de semana.