Casagrande e o cantor Nasi falam sobre problemas do vício

Walter Casagrande, comentarista de futebol e ex-jogador, revelou em entrevista ao programa Nasi Noite Adentro, do Canal Brasil, que gostaria de poder usar drogas ou beber eventualmente, mas sabe que isso é impossível se quiser manter sua saúde, ritmo de trabalho, sanidade mental e o bom relacionamento com sua família.

A entrevista abre a quinta temporada do programa apresentado pelo cantor Nasi, que é amigo de Casagrande e também já foi dependente químico, e que vai ao ar nesta quinta-feira, 22, eles discutem falam sobre o vício.

“Eu dei azar de ser dependente químico. O que eu queria na minha vida? Poder ‘dar um tirinho’, beber um vinho, ver um show de rock e ir para a minha casa dormir. Era o meu sonho. Não dá. Se eu der um tirinho, vou ficar quatro dias cheirando; se eu beber uma taça, vou tomar dez garrafas de vinho, vou pra minha casa três dias depois e minha vida vai para o inferno”, declara o comentarista que se mantem longe das drogas e álcool.

Casagrande começou a usar drogas ainda na adolescência, mas foi na época em que fazia sucesso como jogador de futebol, nos anos 1980, que intensificou o consumo de cocaína, segundo ele para suprir o vazio que sentia após a adrenalina das partidas.

Ele sofreu com a dependência química por cerca de três décadas, passando por algumas clínicas de reabilitação, sofrendo um acidente de carro e, inclusive, um infarto.

Veja mais declarações de Casagrande sobre como as drogas afetaram sua vida e sobre como superou a dependência química na matéria do Notícias da TV.

Dependência química: causas e sintomas

A dependência química é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância, como cigarro, álcool ou outras drogas como a cocaína, segundo Matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

É uma doença crônica e multifatorial, que pode ocorrer devido à quantidade e frequência de uso da substância, condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais.

Alguns dos sintomas da dependência química são:

  • Desejo incontrolável de usar a substância
  • Perda de controle (não conseguir parar depois de ter começado)
  • Aumento da tolerância (necessidade de doses maiores para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância)

Leia matéria completa.