Cinco elementos rotineiros que causam câncer
Este mês a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que a linguiça, o bacon, presunto e outras carnes processadas representavam um risco para a saúde como substâncias que causam câncer. O site britânico ‘The Daily Mail’ publicou uma lista com alguns elementos comuns da rotina que causam a doença:
Fumo passivo
De acordo com a OMS, estar do lado de um fumante pode ser tão mortal quanto formal. Segundo dados divulgados pela entidade, o fumo passivo mata mais de 600 mil pessoas por ano, sendo 28% crianças. Nos adultos, a exposição à fumaça do tabaco gera doenças cardiorrespiratórias, além, de câncer de pulmão.
- Este multivitamínico atrasa o envelhecimento do cérebro
- 10 coisas que você precisa saber sobre as novas regras da cidadania italiana
- Saiba o que fazer como primeiros socorros para insolação
- 900 livros liberados pela USP para download de graça; saiba como acessar
Poluição
A OMS estima que, em 2012, cerca de 3,7 milhões de pessoas com menos de 60 anos faleceram em decorrência da exposição à poluição.
Em 2010, 223 mil pessoas morreram por câncer de pulmão causado pela poluição atmosférica e por um conjunto de poluentes, como poeira e fumaça, conhecido como material particulado.
Fumaça de motores a diesel
Desde a década de 80 a fumaça emitida por motores a diesel já é considerada um agente cancerígeno categoria ‘1’.
Um estudo de 2012 em parceria do Instituto Nacional de Câncer e do Instituto Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho nos Estados Unidos constatou um aumento no risco de morte por câncer de pulmão.
Exposição ao gás radônio
O radônio é um gás radioativo presente em rochas que sobe do solo à superfície. Em geral, a substância se dilui no ambiente, mas pode ter concentrações perigosas em ambientes fechado. Materiais de construção concentram o gás.
Incolor e inodoro, o gás é a principal causa específica de mortes por câncer de pulmão após o tabaco.