Cinco sintomas que podem indicar doenças na área íntima masculina

O uso de preservativos e seguir uma vida saudável não são os únicos cuidados que o homem deve ter com a região genital masculina. Caprichar na higiene e ficar atento a qualquer sinal que possa indicar um problema é uma rotina que todos deveriam seguir.

Caprichar na higiene e ficar atento a qualquer sinal que possa indicar um problema é uma rotina que todos os homens deveriam seguir
Créditos: iStock - themacx
Caprichar na higiene e ficar atento a qualquer sinal que possa indicar um problema é uma rotina que todos os homens deveriam seguir

Neste sentido o site ‘Minha Vida’, parceiro do Catraca Livre, selecionou cinco sintomas que podem indicar doenças na área íntima masculina.

• Odores desagradáveis

A causa mais comum de cheiro ruim no pênis é a ‘sujeira’ que pode ter ficado acumulado entre a glande e o prepúcio. No entanto, algumas doenças podem também causar odor desagradável.

Ulcerações penianas causadas por DST, inflamações por fungos ou bactérias e até câncer de pênis em uma fase avançada são alguns dos sinais.

• Ardência ao urinar

A ardência uretral pode ser sinal importante de inflamação na uretra ou bexiga. Se a ardência estiver acompanhada de secreção saindo pelo canal, pode indicar uretrite.

• Manchas no pênis e bolsa escrotal

Caso surjam manchas ou feridas no pênis ou na bolsa escrotal e elas persistam por mais de 48 horas após a atividade sexual é aconselhado procurar um urologista. O especialista irá analisar a lesão e descobrir qual o possível causador: vírus, bactéria ou fungo.

• Coceira

Em grande parte dos casos a coceira se deve a infestação por diversos tipos de fungos ou protozoários, uma vez que a genitália é um ambiente úmido, propício à proliferação desses micro-organismos.

• Verrugas e feridas

As verrugas genitais, causadas na sua grande maioria pelo HPV, podem estar relacionadas com câncer genital, anal e também de laringe. Feridas podem ser um sinal de outras doenças sexualmente transmissíveis, principalmente se não cicatrizarem.

Veja outros sintomas. Leia a matéria completa.