Concentração das pessoas atualmente é menor que a de um peixe
Um estudo desenvolvido pela Microsoft no Canadá concluiu que o tempo médio de atenção das pessoas caiu 12 segundos em 2000 para oito em 2013. O número alarmante coloca o ser humano abaixo da capacidade de concentração do peixe dourado, que é capaz de se manter atento por até nove segundos. O motivo? A internet móvel em dispositivos como smartphones e tablets.
A pesquisa monitorou duas mil pessoas e estudou a atividade cerebral de outras 112 por meio de eletroencefalogramas. Além da perda dos níveis de atenção, o estudo identificou que o cérebro desenvolveu uma capacidade muito de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
Com os resultados, a Microsoft concluiu que as transformações são fruto da habilidade cerebral de se adaptar as novas condições e uma consequência da era digital.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
A pesquisa também observou uma diferença de comportamento entre as gerações. Pelo menos 77% dos jovens de 18 a 24 anos responderam que quando não estão atentos, a primeira coisa que fazem é verificar as notificações no celular. Na faixa etária de mais de 65 anos, 10% responderam ter o mesmo comportamento.
Leia também: