Conheça alguns exames preventivos que todos os homens deveriam fazer
Você sabia que os exames preventivos prolongam a qualidade de vida do homem? Pensando nisso o site ‘Vivo Mais Saudável’, parceiro do Catraca Livre, trouxe algumas informações sobre essa rotina médica e a sua importância. Confira quais são os testes indispensáveis para cada fase da vida. Leia a matéria completa.
Nascimento
Os cuidados preventivos já começam na sala de parto. O pediatra deve fazer o exame físico geral do recém-nascido, na procura de possíveis malformações congênitas ou anomalias.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Caso seja verificada alguma doença congênita na genitália externa, como criptorquidia,hipospádia, epispádia, genitália ambígua e fimose, a criança deverá ser encaminhada ao urologista para que seja realizado o tratamento específico.
Puberdade
Na puberdade, quando há o início da elevação do hormônio masculino testosterona, inicia-se o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, como nascimento dos pelos pubianos e axilares, mudança da voz e acne.
Fase adulta
Já na fase pré-nupcial do homem, são realizados exames gerais e específicos, como oespermograma. A possibilidade de doenças sexualmente transmissíveis também deve ser investigada. É ainda na fase adulta que chega a hora do preventivo do câncer de próstata (CaP).
Esses exames são o PSA (antígeno específico da próstata), o toque retal e a ultrassonografia da próstata. Eles devem ser feitos anualmente.
Metade dos brasileiros não vai ao urologista
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. São cerca de 69 mil casos por ano registrados no país.
O tabu envolvendo o exame preventivo de toque retal, por exemplo, é um assunto bastante preocupante. O procedimento é fundamental para a detecção de qualquer anomalia em estágio inicial, aumentando significativamente as chances de cura.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com a farmacêutica Bayer, revelou que mais da metade dos brasileiros não estão em dia com seus exames preventivos e não consultam o urologista. Medo e falta de tempo foram os principais motivos apresentados pelo público masculino.
Além disso, o estudo revelou que os homens têm consciência sobre a importância da prevenção, mas, mesmo assim, não se consultam com o especialista.
O exame de toque retal não leva mais que 15 segundos e é praticamente indolor. Que tal deixar a vergonha de lado e garantir uma vida mais saudável? Deixe seus exames preventivos em dia e fique de bem com a vida