Conheça o homem de 72 anos que malha com aparelho para respirar
Se te falta força de vontade para se exercitar, a história de José Carlos Fernandes vai te inspirar para finalmente colocar a mão na massa. Com 72 anos e acompanhado de um concentrador de oxigênio, ele malha todos os dias – exceto de terças-feiras – das 8h às 11h na academia.
O professor aposentado, no entanto, não começou os exercícios para emagrecer ou ficar musculoso. Em 2009, depois de uma forte pneumonia, teve que ficar internado por um mês no hospital, onde descobriram que ele tinha um enfisema pulmonar em estágio avançado.
Os médicos, então, o aconselharam a se exercitar. Mas, na verdade, o grande responsável para a mudança de vida foi seu filho Gustavo Fernandes, que é instrutor físico. Desde 2010, os dois frequentam a academia juntos e José sentiu uma diferença impressionante em sua rotina.
- Hérnia de hiato: alguns sintomas iniciais para suspeitar da condição
- Guia completo para visitar o Parque Nacional de Itatiaia
- Alerta para jovens: principais causas do câncer de intestino e como prevenir
- Estudo alerta: basta uma fatia de bacon para aumentar o risco de demência
“Depois da malhação, me sinto muito mais disposto. É por isso que eu venho, porque o ganho é muito grande. Eu sentia dor nos ombros e nas costas, que diminuíram muito. Uns anos atrás, eu também era um pouco revoltado. Hoje não sou tão revoltado como já fui”, contou em entrevista ao UOL.
É claro que ele sente preguiça de malhar de vez em quando, mas o ex-fumante parece não querer desistir nunca de manter uma boa saúde. Sua determinação é de se admirar, não?