Cresce o número de pessoas com Diabetes tipo 2 no país
A data de hoje marca o Dia Mundial do Diabetes para lembrar sobre os efeitos da doença e a importância do diagnóstico precoce.
No Brasil, 14,3 milhões de pessoas convive com a doença, o que representa 9% da população. De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, metade delas não sabe que tem a doença e, dessa forma, não tomam os cuidados necessários para tratá-la.
Um balanço da Federação aponta que 415 milhões de adultos viviam com diabetes em 2015. A previsão é de que esse número chegue a 642 milhões em 2040 – uma proporção de um adulto diabético para cada 10 no planeta.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
“Muitas pessoas vivem com diabetes tipo 2 por muito tempo sem que tenham ciência de sua condição. Quando recebem o diagnóstico, as complicações provocadas pela doença podem já estar presentes”, destaca a Federação.
Os números mostram ainda que até 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos com hábitos mais saudáveis. A quantidade deve representar cerca de 160 milhões de pacientes até 2040.
“Diante de índices crescentes de subnutrição e de baixa atividade física entre crianças de diversos países, o diabetes tipo 2 na infância tem potencial para se tornar um problema de saúde pública global, provocando sérias consequências”, acrescenta a entidade.
Sintomas de Diabetes
Os principais sintomas do diabetes são vontade frequente de urinar, fome e sede excessiva e emagrecimento. Esses sintomas acontecem em decorrência da produção insuficiente de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente sua ação, causando assim um aumento da glicose no sangue. Confira a seguir os sintomas característicos de cada tipo de diabetes.
Principais sintomas do diabetes tipo 2:
Pessoas com diabetes tipos 2 não apresentam sintomas iniciais e podem manter a doença assintomática por muitos anos. No entanto, devido a uma resistência à insulina causada pela condição de saúde é possível manifestar os seguintes sintomas:
- Fome excessiva
- sede excessiva
- infecções frequentes. Alguns exemplos são bexiga, rins e pele
- Feridas que demoram para cicatriza
- Alteração visual (visão embaçada)
- Formigamento nos pés e furúnculos.
Qualquer indivíduo pode manifestar diabetes tipo 2. No entanto ter idade acima de 45 anos, apresentar obesidade ou sobrepeso e ter histórico familiar de diabetes tipo dois podem aumentar o risco de ter a doença.
Sintomas do diabetes tipo 1
Pessoas com diabetes tipo 1 podem apresentar os seguintes sintomas:
- Vontade frequente de urinar
- Fome excessiva
- Sede excessiva
- Emagrecimento
- Fraqueza
- Fadiga
- Nervosismo
- Mudanças de humor
- Náusea e vômito.
O diabetes tipo 1 pode ocorrer por uma herança genética em conjunto com infecções virais. A doença pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum ser diagnosticada em crianças, adolescentes ou adultos jovens.
Testes
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece testes rápidos de glicemia para verificar sintomas indicativos de diabetes nos postos de saúde. Se forem constatadas alterações na absorção de glicose no sangue, o médico pedirá um hemograma mais completo para confirmar o diagnóstico.
A data
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional do Diabetes, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnóstico no mundo.
A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.
Saiba mais sobre o diabetes no site Minha Vida.
Leia também: