Entenda o que é zika vírus, doença ‘prima’ da dengue
Parece piada, mas não é. O zika vírus é um assunto bem sério, visto que o Ministério da Saúde confirmou na última quinta-feira, dia 14, um total de 16 casos da doença registrados no país. São oito na Bahia e oito no Rio Grande do Norte.
Provavelmente você nunca tinha ouvido falar no zika vírus, não é? Ele é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue. A doença teria vindo para o Brasil depois do grande fluxo de estrangeiros durante a Copa do Mundo, no ano passado.
De acordo com o ministério, o zika vírus tem evolução benigna. Trata-se de uma febre baixa, olhos vermelhos, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.
- Mosquito da dengue pica por cima da roupa? Veja a opinião de especialistas
- Por que o mosquito da dengue está mais resistente ao inseticida?
- Marburg: entenda vírus com potencial pandêmico que preocupa a África
- Entenda o vírus Marburg, doença com potencial pandêmico que preocupa
O tratamento acontece em até sete dias depois do aparecimento dos primeiros sintomas. Para reduzir a dor, o indicado é o paracetamol. Não é recomendável o uso de anti-inflamatórios ou de medicamentos com ácido acetilsalicílico.
Por que zika? Por causa da Floresta Zika, em Uganda. Foi neste local em que o vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras de macacos utilizados como sentinelas para a detecção da febre amarela. Leia mais na EBC.