Entenda síndrome que deixou ator de ‘Stranger Things’ banguela
Na série “Stranger Things”, o personagem Dustin sofre bullying por não fazer parte da turma mais popular do colégio e uma característica sempre lembrada pelos valentões que o cercam é a falta de dentes.
Logo no primeiro capítulo, ele explica aos colegas que sofre de displasia cleidocraniana, uma doença rara que retarda o crescimento dos dentes e atinge os ossos da face e clavícula.
O ator mirim Gaten Matarazzo nasceu com a doença, que foi incorporada ao personagem da série da Netflix. A doença genética pode se desenvolver por fatores hereditários ou por mutação.
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
Em entrevista ao Extra, uma especialista em cirurgia bucomaxilofacial explicou que os dentes de leite nascem, mas os permanentes demoram e são necessárias intervenções cirúrgicas para corrigir o problema.
Além da parte dentária, pessoas com a síndrome podem ter baixa estatura, alterações na clavícula, mãos pequenas, proeminência ou achatamento da face. O diagnóstico é feito através de uma radiografia panorâmica da face e quanto antes for descoberto melhor.
Segundo especialistas, a síndrome não tem consequências graves e seu problema principal está relacionado à parte ortodôntica, podendo atrapalhar a mordida, alterar a fala e causar problemas respiratórios.
Em maio deste ano, Gaten fez a primeira cirurgia para consertar os dentinhos.