Ervas medicinais podem ser cultivadas em casa e usadas em tratamentos
Não importa o tamanho. Horta caseira é sempre uma boa fonte de temperos frescos para as refeições. E se o dono desejar, ela também pode fornecer plantas medicinais. Dependendo do caso, tais ervas podem colaborar, e muito, para a saúde dos moradores da casa.
Conheça algumas espécies para cultivar em casa e dicas de como usá-las em tratamentos. A lista foi elaborada por Caroly Cardoso, coordenadora do curso de Especialização em Plantas Medicinais e Fitoterápicos das Faculdades Oswaldo Cruz.
Louro (Laurus nobilis)
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Usado tradicionalmente para temperar feijão, o louro tem propriedade digestiva. “Melhor do que qualquer sal de fruta no mercado”, garante Caroly. Pode ser usado após uma refeição gordurosa, como feijoadas e pizzas.
Como prepará-lo? Ferva uma xícara de água filtrada e coloque duas folhas picadas de louro seco ou fresco. Abafe por 15 minutos e tome vagarosamente.
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
O alecrim gosta bastante de luminosidade, mas, como orienta a especialista, precisa ser protegido de ventos fortes. É bom para ajudar na digestão, é antiespasmódico (contra cólicas) e diurético.
Como prepará-lo? Da mesma forma que o louro.