Créditos: iStock/Voyagerix

Estudo mostra dados preocupantes sobre uso de anticoncepcionais

Um estudo publicado nesta quarta-feira, 6, traz uma notícia preocupante: ainda que pequenas, as chances de mulheres que usam pílulas anticoncepcionais e DIU desenvolverem câncer de mama aumentam. As informações são da "Folha".

A pesquisa estima que os anticoncepcionais que contêm hormônios elevam em 13 casos a cada 100 mil mulheres a incidência da doença.

Para cada 100 mil mulheres que fazem uso dos medicamentos, 68 adquirem câncer de mama, contra 55 entre 100 mil que não fazem uso do método de contracepção.

A relação entre o uso de anticoncepcionais e o câncer de mama já havia sido estabelecida pela medicina, mas o estudo é o primeiro a avaliar o risco da doença associado às formulações atuais das pílulas e dispositivos anticoncepcionais.

1,8 milhões de mulheres dinamarquesas foram acompanhadas por mais de uma década. Segundo os pesquisadores, o estudo é limitado, no entanto, porque não leva em conta fatores como atividades físicas, amamentação e consumo de álcool, que também influenciam no risco de câncer.

Leia matéria completa aqui

Uma novidade, no entanto, pode ajudar a diagnosticar a doença ainda mais cedo, o que ajuda nas chances do tratamento e da cura:

Aparelho antecipa o diagnóstico do câncer de mama em 10 anos