Exame de sangue pode detectar câncer de pulmão em estágio inicial
Resultado de estudo revolucionário pode aumentar as chances de cura de pacientes com câncer de pulmão em estágio inicial
Exame de sangue poderá detectar câncer de pulmão em estágio inicial, de acordo com um estudo apresentado nesta segunda-feira (4) durante encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que está sendo realizado em Chicago (EUA).
A pesquisa, realizada pelo Dana-Farber Cancer Institute, em Boston, revelou que a identificação do tumor pode ocorrer a partir de um exame de sangue, usando fragmentos de DNA do tumor.
O estudo envolveu mais de 15 mil pessoas residentes em 141 localidades dos Estados Unidos e Canadá. De acordo com os autores da pesquisa, os próximos passos são otimizar ainda mais os testes e validar os resultados em um grupo maior de pacientes.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Embora o tratamento do câncer pulmão em seus estágios iniciais aumente as taxas de sobrevida do paciente, a detecção da doença nas fases preliminares tem se mostrado cada vez mais desafiadora.
Para o oncologista Jacques Tabacof, do Grupo Oncoclínicas, o resultado da pesquisa representa um grande avanço para a detecção precoce do câncer de pulmão. “A identificação de fragmentos de DNA tumoral no sangue, além de não ser uma prática invasiva, é mais um exemplo de como a tecnologia está contribuindo para vencermos a doença”, diz o especialista.
De acordo com o oncologista, o estudo traz um conceito revolucionário no tratamento de pacientes, porém como ainda está em fase inicial de desenvolvimento precisa percorrer algumas etapas até ter uma aplicação prática.
Leia também: