Filhos de fumantes têm mais chances de desenvolver doenças cardíacas

Filhos de fumantes têm até quatro vezes mais chances de desenvolver uma doença cardíaca durante a vida do que filhos de pais que não fumam. E os perigos existem mesmo que os fumantes tentem limitar a exposição de seus filhos ao fumo passivo. As informações são do site Daily Mail.

Em um estudo realizado pela The Cardiovascular Risk in Young Finns Study, na Finlândia, crianças finlandesas foram avaliadas por um período de mais de 30 anos até tornarem-se adultos. O intuito era avaliar se seus pais eram ou não fumantes e se isso poderia influenciar na saúde futura das crianças.

Os pesquisadores disseram que deixar de fumar é o único modo de proteger a saúde dos filhos
Créditos: Photographer:Rudyanto Wijaya
Os pesquisadores disseram que deixar de fumar é o único modo de proteger a saúde dos filhos

Finalmente, em 2014, os pesquisadores mediram os níveis de cotinina dos participantes a partir de amostras coletadas na infância e descobriram que 84% das crianças de famílias em que nenhum dos pais fumavam tinham níveis de cotinina não detectáveis em suas amostras. A cotinina detecta a entrada de nicotina no corpo humano. Já nas crianças que tinham fumantes na família, apenas 43% tinham níveis de cotinina não detectáveis.

Segundo o estudo, o risco de desenvolver doenças cardíacas na idade adulta é até quatro vezes maior em crianças que tiveram pais fumantes.