divulgação

Créditos: divulgação

O objetivo da campanha é incentivar o diagnóstico precoce, que auxilia no tratamento da doença de maneira direta, influenciando a qualidade de vida do indivíduo

Na esteira do Dia Mundial de Luta contra a Aids, que ocorre em 1º de dezembro, o Ministério da Saúde promoverá durante dez dias ações de conscientização da doença pelo Brasil todo.

De 28 de novembro a 1º de dezembro, a ação “Fique Sabendo” oferecerá orientações a interessados no tema, além de realizar testes rápidos de diagnóstico do vírus HIV. Apenas com a coleta de uma gota de sangue, essas unidades poderão comprovar após meia hora se o indivíduo é portador da doença ou não. Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente é automaticamente orientado para um atendimento especializado.

O objetivo da campanha é acordar a população em relação a importância do diagnóstico precoce. De acordo com um levantamento do próprio Ministério, em 1998 a taxa de realização de testes de HIV ficava em torno de 20%. Uma década depois o índice já se encontrava na casa dos 40%.

A “Fique Sabendo” estará espalhada por todo o país em unidades públicas de saúde e Centros de Testagem e Aconselhamento, CTA.