Fotógrafo emociona ao registrar rotina de pacientes com câncer

Francisca dos Santos é uma das pacientes registrada pelas lentes de Valdir Cruz no livro “Retratos de afeto”

Próximo dia 17 de maio, o fotógrafo paranaense e radicado em Nova York, Valdir Cruz, lançará o livro “Retratos de Afeto”. A obra traz uma série de fotografias e entrevistas que o artista realizou com o pacientes de câncer ao longo de cinco anos.

Nesse período, Valdir Cruz visitou hospitais e cidades do interior, onde acompanhou a rotina de pacientes com câncer. O objetivo do projeto foi registrar a intimidade desses pacientes e a luta deles contra a doença. “Foram muitas emoções, choros, abraços e mais choros”, conta ele ao site da BBC Brasil.

“Neste projeto eu tinha uma missão e uma grande responsabilidade: manter a dignidade de todos os retratados e dar vida a essas histórias, que não são únicas”, diz Cruz.

O livro também conta a história do Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo. Fundado em 1967 pelo casal de médicos Paulo e Scylla Prata, o hospital é referência nacional no tratamento da doença, com atendimento gratuito pelo SUS. Hoje, além da sede em Barretos, a instituição tem unidades em outras oito cidades, além de 12 carretas que viajam o Brasil realizando exames e pequenas cirurgias.

O lançamento do livro acontece no Conjunto Nacional, onde ficarão expostas até o dia 2 de junho.

Confira outras fotos do livro no site da BBC Brasil

  • Leia mais: