Jornalista passa um mês sem tirar maquiagem e ‘envelhece’ 10 anos
Repórter do jornal americano Daily Mail fez o experimento e se surpreendeu com os danos à sua pele
“Você sempre tira sua maquiagem antes de ir para cama? Toda noite? Mesmo depois de um ou muitos copos de vinho? Ou quando você pega no sono no sofá? Ou simplesmente não pôde juntar energia?” É com estas perguntas que a repórter Anna Pursglove, do jornal Daily Mail, começa a contar sua experiência de passar um mês sem tirar a maquiagem.
Após divulgar uma pesquisa em que um terço das mulheres confessava dormir de maquiagem ao menos duas vezes por semana, a jornalista resolveu radicalizar e fazer o teste. Durante 30 dias, ela podia lavar o rosto no chuveiro, mas sem nunca usar demaquilante.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Aos poucos, a constante presença do delineador, do batom e do rímel em seu rosto começou a se fazer sentir. Ciscos nos olhos e pele seca foram os primeiros efeitos a aparecer. No décimo dia, Anna já acordava sem conseguir abrir bem os olhos. “Conforme as semanas avançavam, meus lábios ficavam secos e minha pele rachava dolorosamente nos cantos da minha boca. Com o fim do mês próximo, me senti realmente suja e farta”, relata.
Depois do fim do experimento, a repórter foi se consultar com um médico especialista. Sua pele estava irritada e com reações alérgicas, e seus poros estavam mais largos. O resumo: a pele envelheceu cerca de 10 anos.
Segundo o médico ouvido pela repórter, seu caso é reversível, no entanto, passar muito tempo usando maquiagem pode trazer efeitos permanentes à pele.
Confira a reportagem, em inglês, da jornalista Anna Pursglove.