Jovem divulga selfies para contar sua história com a depressão
A britânica Celine Ballantine, de 19 anos, é uma das cerca de 80 mil crianças e jovens que sofrem de depressão e ansiedade no Reino Unido.
Para enfrentar o problema, ela vem experimentando uma interação diferente na rede social. No Facebook, ela conta que passou a registrar em fotos o seu estado de espírito por acreditar que isso ajudaria a encarar sua depressão de frente.
Em entrevista à BBC, ela revela que, com essa exposição, pretende ajudar e inspirar outras pessoas a discutir abertamente problemas ligados à saúde mental.
“Minhas fotos revelam a deterioração da minha saúde mental. A minha saúde mental pode ser vista de diferentes formas, do cabelo que deixei de pentear, na falta de maquiagem, etc. Afinal de contas, por que eu me importaria com isso?”, disse.
Celine conta que, embora tenha “dois cavalos lindos” e o apoio dos pais, às vezes ela se sente demasiado desanimada, sem ao menos conseguir sair de cama. “Já tive pessoas gritando comigo e dizendo: ‘Levante-se!’ ou ‘Pare de ser preguiçosa!’, mas a verdade é que, para qualquer um que já passou por algo similar, não é fácil. E nos dias em que consigo sair da cama, sinto que mereço uma medalha de ouro.”
A jovem confidencia ainda que fala abertamente com outras pessoas sobre seus problemas de saúde mental. “Não há qualquer constrangimento nisso. As pessoas precisam parar de se preocupar se são fortes o suficiente para dizer ‘preciso de ajuda’, porque ficam com medo de serem taxadas de loucas.” Leia o relato na íntegra aqui.
- Veja também: A depressão atinge cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e não tem preconceito: homens, mulheres, crianças, velhos, jovens, ricos e pobres, todos podem ser afetados por ela. Assista a essa uma animação comovente que ajuda a compreender a depressão.