Efeito nocivo de energético ao coração é imediato, diz estudo
Os prejuízos à saúde causados pelos energéticos costumam estar associados ao alto índice de cafeína presente nessas bebidas. Por ser uma substância estimulante, existe um limite para o seu consumo –algumas vezes a ingestão de uma só latinha pode ultrapassá-lo.
Além disso, o produto costuma ser misturado a bebidas alcoólicas, e essa combinação contribui ainda mais para problemas cardíacos.
Em um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, 55,4% dos jovens entrevistados relataram ter experimentado alguma reação adversa após consumir um energético, 24,7% reportaram batimentos cardíacos acelerados e descompensados –quadro conhecido como arritmia. As informações são do site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
- Identifique o câncer de intestino pela cor das fezes; saiba como!
- Top 3 praias mais bonitas de Arraial do Cabo que são de tirar o folego
- Estudo descobre a fórmula do café da manhã ideal para proteger a saúde
- Os 5 alimentos diários que especialistas de Harvard recomendam para viver mais
Alguns pacientes sofreram efeitos a longo prazo, 24,1% disseram ter dificuldade para dormir, enquanto 18,3% sofreram com dor de cabeça.
Em 2016, cientistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, viram que apenas uma latinha de energético já foi capaz de alterar a pressão arterial de 25 jovens saudáveis, elevando, assim, seu risco cardíaco.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
- Leia também: