Nove chás que ajudam na digestão
É comum que as pessoas recorram aos chás quando comem demais ou sentem que a comida ‘não caiu bem’, mas será que eles ajudam mesmo?
“As infusões (quando se coloca folhas, flores ou frutas em água quente) ajudam na digestão, aceleram o metabolismo e combatem o inchaço”, afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino ao Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
Segundo a nutricionista da equipe médica do Dieta e Saúde, Erica Lopes, uma xícara de chá quente depois das refeições ajuda a fazer digestão.
- USP oferecerá 83 cursos online gratuitos na área de humanidades; saiba como se inscrever
- Confira os shows nos Sesc’s do ABC Paulista em Janeiro
- Ansiedade social: os sinais que podem estar mais próximos do que você imagina
- Entenda como a falta de vitamina A pode afetar drasticamente o seu dia a dia
“Escolha o chá de sua preferência, independente do sabor, já que é a quentura do mesmo que favorece a boa digestão. Além disso, dissolve gorduras e diminui a formação de gases”, garante Lopes.
Os especialistas apontam alguns chás que tem poder digestivo:
- Erva-doce
- Carqueja
- Cavalinha
- chá branco
- Hortelã
- Menta
- Hibisco
- Erva cidreira
- Boldo
Mas é necessário ter atenção e não exagerar no consumo dos chás. Estudos toxicológicos sugerem que o boldo, por exemplo, deve ser tomado com moderação e cortado durante a gravidez, já que pode (assim como outras plantas) trazer riscos ao bebê, aponta Nardino.
Também é importante não substituir a ingestão de água por chás, variar as ervas utilizadas e evitar infusões muito concentradas. Gestantes devem consultar o médico antes de consumir chás, já que algumas plantas podem ser abortivas.
Veja mais variedades de chás digestivos na matéria completa do Minha Vida.