Novo aviso em embalagem de cigarro alerta: “Você Brocha”
Nove novas advertências, divulgadas pela Anvisa (Agência Nacional de Saúde) nesta sexta-feira, 15, passam a circular pelo país em maio de 2018
Segundo anúncio divulgado pela Organização Mundial da Saúde no início deste ano. “O número de mortes relacionadas ao tabaco deverá aumentar de cerca de 6 milhões de mortes para cerca de 8 milhões anualmente até 2030, sendo que mais de 80% delas vão ocorrer em países de baixa e média renda”.
Para reforçar a luta contra o tabagismo, as autoridades brasileiras pretendem inovar nas campanhas de saúde: com a mensagem “você sofre, você envelhece, você prejudica, você infarta, você adoece, você brocha, você morre”, a advertência nos rótulos passará a circular pelo país a partir de maio de 2018, quando vigorará a nova lei.
Crédito: Anvisa/divulgação
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Estudo mostra como a respiração pode avisar sobre câncer de pulmão
- Cigarro eletrônico aumenta risco de problemas nos dentes e gengiva
- Nem um pouco seguro! Saiba quais são os riscos à saúde causados pelo cigarro eletrônico
Autoridades de saúde advertem: essa é a nova mensagem que virá em breve para você, fumante;ou a quem planeja começar a fumar.
As novas regras foram definidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e publicadas nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União.
Com a mudança, o consumidor encontrará na parte de trás da embalagem um fundo amarelo, com advertências em letras pretas e vermelhas. Muda também o conteúdo da mensagem, com um aviso enfático sobre o consumo de cigarro: “Você Brocha”, seguido do alerta: “Esse produto causa impotência sexual”.
Questão de saúde:
Para chamar a atenção sobre o tema, quanto aos danos de saúde causados pelo cigarro, a campanha é composta por nove imagens que ocuparão a parte de trás da embalagem. Os temas das imagens são: câncer de boca, cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto, trombose e gangrena morte e parto prematuro. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, cerca de 15% da população brasileira adulta é fumante.