Os motivos que levam você a não emagrecer mesmo fazendo dieta
Os resultados de uma dieta nem sempre vêm no tempo esperado. Segundo o site “Minha Vida“, a velocidade de perda de peso depende de vários fatores. Se uma pessoa restringe carboidratos de seus pratos, por exemplo, a perda de peso inicial é maior, mas isso não significa que o resultado final será diferente.
Apesar de todo seu esforço, alguns fatores podem influenciar o resultado da balança. Confira quais são:
Abusos nos finais de semana
Aqui a causa é matemática, para emagrecer 0,5 a 1 kg deve-se fazer uma economia de pelo menos 500 calorias/dia e o final de semana é cheio de evento onde é fácil consumir muitas calorias na forma de um “pequeno” pedaço de bolo ou algumas doses de bebida alcoólica.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- A solução contra a gordura visceral pode estar nesta fruta
- Sofrendo com inchaço? Pode ser ‘barriga de cortisol’; saiba como evitar
- 4 frutas que aceleram a hipertrofia muscular de forma natural
Dormir mal
Vários estudos já comprovaram que sono de menos inibe a produção de leptina (hormônio da saciedade) e aumenta a grelina (hormônio da fome), ou seja, você quer comer mais e demora para se sentir satisfeito.
Doenças da tireoide
Pessoas que desenvolvem hipotireoidismo podem aumentar de peso, mesmo comendo adequadamente e com atividade física. Além disso, podem apresentar pele seca, sonolência, intestino preguiçoso e cansaço.
Estresse crônico
Favorece a produção de cortisol, hormônio que aumenta os depósitos de gordura, principalmente na região do abdome, além de diminuir as reservas de massa muscular.
Além disso, como carboidratos e doces liberam serotonina, estes alimentos podem ser usados intuitivamente para gerar conforto emocional.
Moral da história? Se a dieta e atividade física não estiverem sendo suficientes para controlar seu peso, melhor procurar um médico ou nutricionista para ajudá-lo encontrar a conduta terapêutica correta.
Confira a reportagem na íntegra aqui.