Ouvir músicas favoritas pode ajudar na memória e nos estudos, diz pesquisa

Pesquisadores da Universidade de Viena e da Universidade de Innsbruck, ambas na Áustria, descobriram que as pupilas das pessoas dilatam quando elas ouvem suas músicas favoritas. De acordo com os especialistas, as canções provocam um grande efeito emocional nos ouvintes e podem até ajudar nos estudos. As informações são do ‘Daily Mail‘.

No estudo, a equipe usou um dispositivo de rastreamento e mediu a resposta dos participantes para trechos curtos de diferentes melodias de piano. A dilatação das pupilas pode revelar como uma música realmente nos agrada. Além disso, as canções prediletas ajudam as pessoas a memorizarem mais informações.

As nossas músicas preferidas ajudam na concentração e nos estudos

Os resultados da pesquisa mostraram que tanto o conteúdo emocional da música, quanto a relação do ouvinte com ela, são os fatores dominantes para a dilatação da pupila do participante. O estudo sugere, ainda, que há uma complexa interação entre as músicas e a emoção.

No entanto, é necessário fazer outras pesquisas, usando uma maior variedade de gêneros musicais, para explicar o fenômeno mais plenamente.