Pare de roer unha com 7 soluções indicadas por especialistas
Roer unhas pode ser prejudicial à saúde. Além de prejudicar os dentes, cutucar as unhas pode fazer com que o indivíduo faça ingestão de bactérias e outros microorganismos maléficos.
O hábito é geralmente associado a crises de ansiedade e de autoestima. No entanto, ele pode ser tratado. O site Minha Vida apresenta algumas soluções sugeridas por especialistas que podem ajudar a acabar com a mania de roer unhas.
A lista inclui desde medidas simples, como manutenção das unhas cortadas e lixadas, até outras mais elaboradas, que vão além de cuidados estéticos.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Veja algumas medidas a seguir:
Mantenha as unhas curtas e lixadas – Manter as unhas curtas e lixadas evita que elas se enganchem em roupas ou objetos, inibindo aquela vontade incontrolável de arrancar o pedacinho lascado – e aí dar início à roedura sem fim. Além disso, conservá-las assim dificulta o acúmulo de micróbios, sujeira e produtos químicos, explica o dermatologista Octávio. “Quem tem unhas fracas também deve evitar o uso de acetona, que aumenta a porosidade e só piora o problema”, explica o médico.
Teste o esmalte com gosto ruim – O uso do esmalte com gosto ruim ajuda a lembrar que roer as unhas não está com nada. Ao levar as mãos à boca – ato impulsivo na maioria das vezes – o sabor amargo serve como lembrete de que é melhor parar já com isso. “Chega um momento em que a pessoa perde a consciência de que está roendo suas unhas e o esmalte pode ajudar neste processo”, afirma a psicóloga Idáira. Antes de comprar o produto, no entanto, peça indicação de um dermatologista e se previna contra problemas relacionados à ingestão.
A lista completa está no site Minha Vida.