Profissionais apontam riscos da retirada da gordura das bochechas

28/03/2017 14:12

A bichectomia, procedimento cirúrgico que retira parcial ou totalmente as bolsas de gordura das bochechas – chamadas de “bolas de Bichat” – é sucesso entre famosos e, consequentemente, muitas outras pessoas estão aderindo a essa moda. Porém, a grande procura pelo método preocupa os especialistas.

Apesar de simples e rápida, a cirurgia tem contraindicações e pode trazer complicações graves. Profissionais alertam que essa área tende naturalmente a perder gordura com o passar dos anos e a retirada dessas bolsas pode deixar a pessoa com a aparência mais envelhecida ou mesmo uma depressão nas laterais do rosto.

A região onde estão as “bolas de Bichat” é próxima às ramificações do nervo trigêmeo. “Caso o médico seja inexperiente e danifique esse nervo, pode causar inclusive uma paralisia facial”, afirma o cirurgião plástico e membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Marcelo Wulkan ao Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

Uma bichectomia mal realizada pode causar paralisia facial
Uma bichectomia mal realizada pode causar paralisia facial - Getty Images/iStockphoto

Wulkan frisa também a importância de consultar profissionais especializados, como cirurgiões plásticos, para avaliar se há contraindicação. O paciente deve passar por exames pré-cirurgicos. A bichectomia não é indicada, por exemplo, para quem sofre com doenças infecciosas ativas. “Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação”, explica o médico.

Cirurgiões dentistas também são legalmente aptos a realizar o procedimento, mas o Conselho Federal de Odontologia alerta que é necessário que o dentista tenha passado por cursos e treinamentos específicos para realizar a bichectomia. Saiba mais sobre prós e contras da bichectomia.