Questão de saúde pública: saiba mais sobre o câncer basocelular

Pele, olhos e cabelos claros, sardas na infância, além da exposição ao sol são alguns dos fatores que ajudam a provocar o câncer de pele mais comum

Considerado o tipo mais comum de câncer de pele, o carcinoma basocelular tem se tornado recorrente nos últimos anos.

No Brasil, sua incidência chega a 33% da população e, apesar da baixa letalidade, a doença tem se tornando um problema de saúde pública. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

No Brasil, incidência de câncer basocelular chega a 33%
Créditos: Getty Images
No Brasil, incidência de câncer basocelular chega a 33%

Motivado pelo crescimento anormal das células na camada basal da pele, o CBC apresenta-se como uma lesão na pele de aparência elevada, brilhante, translúcida – pode também aparentar cor da pele, ora avermelhada ou até acastanhada, lembrando uma pinta, que pode sangrar facilmente.  Com crescimento lento e podendo ulcerar, a mancha pode se transformar numa ferida que não cicatriza.

Diagnóstico precoce pode ser fundamental no tratamento 

Ainda de acordo com o artigo, o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para o tratamento. O CBC é um tipo de câncer que costuma aparecer em regiões como a face, nariz, pálpebra, orelhas e que são áreas mais delicadas para reconstrução cirúrgica. Confira a matéria completa no Estadão. 

Veja também: