Saiba como se proteger da micose na virilha neste verão
Durante o verão, a micose na virilha é um problema bastante desconfortável e que afeta principalmente os homens. No entanto, com alguns cuidados básicos, é possível minimizar os riscos e aproveitar as férias livre de qualquer incômodo.
O site Vivo Mais Saudável, parceiro do Catraca Livre, conversou com uma dermatologista e tirou algumas dúvidas comuns sobre as infecções causadas por fungos.
Confira um trecho:
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
Prevenção e tratamento da micose
Micoses na virilha podem causar desconforto local, ardência e prurido – às vezes intensos, levando à incapacidade de atividades rotineiras. No caso da tinea cruris, vale lembrar que pode haver transmissão interpessoal.
A prevenção dessas micoses deve ser feita mantendo-se a região seca, limpa e bem arejada. No caso da tinea cruris, é importante evitar o contato direto ou compartilhar objetos de uso pessoal com pacientes acometidos. Ou seja, tenha sua própria toalha ou seu próprio aparelho de depilação e tome cuidado, ainda, em piscinas e banheiros públicos.
O tratamento deve ser especificamente direcionado ao agente causador e, portanto, o médico deve avaliar e prescrever a medicação adequada. Em geral, antifúngicos tópicos devem ser utilizados e, em casos mais exuberantes, pode ser necessária a medicação por via oral.