Sífilis: entenda a epidemia que está atingindo o Brasil
Você conhece a DST que atinge igualmente adultos e recém-nascidos? Essa doença existe e leva o nome de sífilis. E hoje precisamos falar especialmente dessa DST por um motivo muito importante.
O ministério da Saúde acaba de informar que o Brasil está enfrentando uma epidemia de sífilis que já atingiu mais de 230 mil pessoas desde de 2010. Onde? Mais de 60% dos casos estão no Sudeste.
Um número preocupante considerando dados anteriores e principalmente a quantidade em recém-nascidos, que estão crescendo de forma expressiva.
- Os sinais de alerta para o tipo de câncer mais incidente no Brasil
- As ISTs que estão fora de controle nos EUA, segundo especialistas
- As 6 infecções sexualmente transmissíveis mais comuns que existem
- Os sintomas da doença silenciosa que atinge 7 milhões de mulheres no Brasil
Saiba mais sobre a doença
Altamente perigosa, a sífilis é causada pela bactéria Treponema Pallidum. Comumente transmitida por relação sexual desprotegida com parceiro infectado, a doença surge como uma ferida indolor e progride em estágios, mas pode ser tratada e curada em questão de dias com tratamento adequado.
Como diagnosticar?
Seu diagnóstico é feito por meio de exames físicos e laboratoriais, de forma simples e assertiva.
O SUS oferece ainda o teste rápido (TR), apresentando o resultado em 30 minutos. Se o resultado der positivo, é necessário coletar uma amostra de sangue para realização de exame laboratorial para confirmação do diagnóstico.
A doença é dividia em 4 estágios e cada um deles apresenta sintomas diferentes.
Para conferir os sintomas de cada estágio e entender melhor sobre a prevenção dessa DST, leia o post completo no Blog Consulta do Bem