SUS passa a dar hemodiálise a pacientes que estiverem viajando

Uma nova medida anunciada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, dia 7, vai permitir que os pacientes de hemodiálise de todo o país tenham acesso ao tratamento mesmo quando estiverem fora de sua cidade.

O objetivo é continuar garantindo a assistência gratuita de pessoas que, durante uma viagem, por exemplo, precisam manter as sessões do tratamento. A portaria que autoriza a mudança deve ser publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) ainda nesta semana.

A medida engloba três sessões semanais de hemodiálise para adultos e para pacientes com HIV e quatro sessões semanais de hemodiálise pediátrica. Esse recurso pode ser usado por até  30 dias. A portaria que autoriza a mudança deve ser publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) ainda nesta semana.

Como garantir o tratamento em outra cidade

Para ter acesso ao serviço, os pacientes precisam informar ao estabelecimento de saúde de origem que irão precisar do tratamento dialítico em outra cidade. É necessário informar o período, município e estado onde pretende realizar as sessões.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente cerca de 100 mil doentes renais crônicos precisam de tratamento de Terapia Renal Substitutiva no país, sendo 85% deles assistidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: