Tatuagem que muda de cor é esperança para controle de diebetes
Pessoas que sofrem com diabetes estão acostumadas às pequenas picadas que devem tomar ao longo do dia para medir o nível de açúcar no sangue. Ainda que a dor seja relativamente pequena, é algo que interfere na rotina.
Pensando numa alternativa, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, desenvolveram uma tatuagem com tinta biosensível que reage às alterações dos níveis de glicose mudando de cor.

Isso faz com que as mudanças fiquem visíveis na pele, segundo matéria do Science Alert (Alerta da Ciência).
- Você não vai acreditar o que acontece com o seu cérebro após meditar todos os dias
- Costa Cruzeiros oferece 50% off em roteiros pela América do Sul
- Senac oferece cursos gratuitos nas áreas de turismo e comércio exterior
- Entenda como foi o procedimento realizado na cirurgia de Bolsonaro
Quando o açúcar no sangue aumenta, a tinta sensível à glicose muda de azul para marrom na mesma hora, o contrário acontece quando acontece o processo inverso.
O projeto chamado DermalAbyss, uma colaboração entre pesquisadores do MIT e a Harvard Medical School, desenvolveu outras duas tintas de tatuagem biosensíveis , que monitoram os níveis de sódio e pH do corpo.

Os pesquisadores dizem que as tintas estão ainda em fase de testes em pedaços de pele de porco e devem passar por vários experimentos antes de poder ser usadas em humanos.
“Levará muito tempo para chegar ao mercado, mas [a tecnologia] evoca imaginação e abre possibilidades”,explica Xin Liu do MIT.