Primeiro transplante de pênis e escroto foi bem-sucedido
Procedimento levou 14 horas para ser concluído e contou com uma equipe de 11 especialistas
A assessoria de imprensa da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins (EUA) confirmou que a primeira cirurgia de transplante de pênis e escroto do mundo foi realizada com sucesso.
Segundo o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, um soldado norte-americano ferido durante a guerra no Afeganistão foi a primeira pessoa a receber o transplante de pênis e saco escrotal da história da medicina.
O militar pediu anonimato, mas contou em nota que o ferimento sofrido “não era fácil de aceitar” e agora se sente “mais normal”.
- Homem fica 17 anos com vermes no pênis antes de procurar ajuda médica
- Realizado o primeiro transplante de olho na história
- Nó de pelos pubianos causa erosão e ameaça integridade do pênis
- Bebê nasce sem pênis e urina pelo ânus em caso raro de afalia
O procedimento levou 14 horas para ser concluído e contou com uma equipe de nove cirurgiões plásticos e dois cirurgiões urologistas.
“Estamos otimistas que esse transplante vai ajudar a restabelecer as funções urinária e sexual próximo do normal para esse jovem homem”, disse Andrew Lee, professor e diretor de cirurgia plástica e reconstrutiva na Escola de Medicina da JHU.
Transplantes penianos já haviam sido feitos, mas a soma do escroto representa um avanço adicional para a medicina.
De acordo com um comunicado da Universidade, o paciente já se recuperou da cirurgia e deve receber alta nesta mesma semana. Embora, o homem não possa mais ter filhos, se tudo der certo ao longo da recuperação, ele poderá ter ereções normalmente.
Para ler o texto completo, clique aqui.
- Leia também: