3 em cada 10 pessoas colocam camisinha do lado errado, diz estudo

Por: Redação

O uso de preservativos é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids e alguns tipos de hepatites.

No entanto, uma análise publicada no jornal americano “Sexual Health” mostra que muitas pessoas ainda não sabem usar camisinha da maneira correta. As informações foram divulgadas pela “TV Cultura“.

Estudo aponta falhas no uso da camisinha

No estudo, foram analisados mais de 10 mil participantes durante 17 anos. Concluiu-se então que mais de 30% dos entrevistados colocam o preservativo do lado errado.

“O preservativo colocado do lado errado pode rasgar e, então, a proteção deixa de existir”, explica Alfredo Maluf, diretor da Preserv, empresa que produz preservativos.

“Outro ponto importante é como este preservativo é transportado. Quando não armazenado da maneira correta, pode ser danificado. É muito importante observar a integridade da embalagem, bem como seu prazo de validade”, reforça.

Veja abaixo dicas do site “Minha Vida” sobre o uso correto da camisinha:

• Forma correta para usar a camisinha

A embalagem só deve ser aberta no instante do seu uso. O pênis deve estar ereto, livre de lubrificantes, cremes ou pomadas. A pessoa deverá segurar o preservativo pela extremidade, deixando um espaço isento de ar na ponta para conter o sêmen. A seguir, a camisinha deve ser desenrolada, da extremidade para a base do pênis.

• Uso durante o sexo anal 

É necessário. Principalmente para evitar infecções e contaminações na área. Outro ponto é a transmissão de DSR’s, que também pode acontecer por meio do sexo anal, sendo necessário o uso de camisinha.

• Uso de mais de uma camisinha

A prática não é recomendada uma vez que a fricção das duas malhas de látex pode causar um rompimento das camisinhas.

• Prazo de validade de uma camisinha

Três a cinco anos, dependendo da fabricante. O usuário deve conferir a data de fabricação na embalagem do preservativo.