Veja quais sintomas podem indicar uma DST
De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, mais de 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sintoma de uma doença sexualmente transmissível (DST). No entanto, desse número, cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscaram atendimento médico. O Minha Vida publicou um artigo para esclarecer alguns sinais de DSTs e resolvemos replicar por aqui.
Em entrevista ao site, a ginecologista Rosa Maria Leme diz: “É importante ressaltar que os problemas causados pelas DSTs podem aumentar em até 18 vezes as chances de contrair o vírus da Aids (HIV)”. Essas doenças são transmitidas por contato sexual sem proteção com alguém que esteja infectado.
Entre as doenças classificadas como DSTs, estão a Aids, gonorreia, clamídia, HPV, sífilis, entre outras. Confira abaixo os principais sintomas das doenças sexualmente transmissíveis:
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Secreção vaginal ou corrimento: pequenas secreções claras e sem cheiro, até uma semana antes da menstruação, são normais. No entanto, quando o sintoma persiste, se torna um problema.
Verrugas genitais: essas verrugas são um alerta do corpo e necessitam de exames específicos para serem analisadas.
Cheiro forte: se você perceber um cheiro forte não característico na região da vagina, procure um especialista.
Coceira: geralmente, a coceira não está relacionada a nenhuma DST, mas precisa de atenção especial, pois pode estar relacionada a infecções genitais menos frequentes e mais graves.
Dor durante a relação sexual: a dor pode ser preocupante em mulheres, assim como a forte ardência e outros incômodos.