Consumir menos para ter mais

09/06/2011 17:28 / Atualizado em 30/04/2020 11:44

O Instituto Akatu nasceu como um braço do Instituto Ethos, quando perceberam a necessidade de dar uma atenção direcionada ao consumidor para tratar de consumo consciente.

Atualmente, um dos maiores problemas do consumo é o fato dele ser concentrado e excessivo: 20% da população mundial consome 80% do que é produzido. Ou seja, os 20% restantes têm de ser dividido para os outros 80% da população, o que evidencia a enorme desigualdade social.

Além disso, já consumimos 30% a mais do que a Terra consegue repor através de processos naturais e voltar a ter equilíbrio – quando poluímos um rio, por exemplo, ele naturalmente se despolui, mas já jogamos tanto lixo nos rios que a natureza sozinha não consegue reverter.

Estanislau Maria, coordenador de comunicação do Akatu, ressalta: “Não aspirem ser como essas elites. Não dá pra todo mundo ter um carro particular. Não é uma questão econômica, é sustentável”. A tendência é “ter menos e ser mais”, explica, ter muito mais compartilhamento, reutilização, etc.

O que o consumidor pode fazer

Estanislau dá algumas dicas para o consumidor ser mais consciente. Algumas já ouvimos com frequência, mas é bom lembrar: economizar água; reciclar; trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que são mais econômicas; trocar o que for descartável pelo durável, como as sacolas plásticas de supermercados por ecobags; e produzir menos lixo.

reproduçãoConsumo consciente é diferente e menor
Consumo consciente é diferente e menor - Getty Images

Outro ponto importante é observar a cadeia produtiva, ou seja, o consumidor optar consumir um produto de uma empresa que tenha responsabilidade social.

É possível conferir no site do Ministério do Trabalho a “lista suja”, que aponta empresas que foram flagradas com mão de obra escrava. A ONG Repórter Brasil também oferece uma “lista suja”. Vale, ainda, consultar a lista de signatários dos pactos setoriais do Conexões Sustentáveis.

Mas não se preocupe, quem acha que pra ser um consumidor mais consciente é preciso ter muito dinheiro, está enganado. Estanislau garante: “O consumo consciente faz bem para a saúde e para o bolso. O primeiro lugar que você percebe é no bolso.”

Para aprender mais

No site do Akatu é possível encontrar diversas informações, como vídeos, pesquisas, notícias e dicas para os internautas saberem mais e entenderem melhor o que é consumo consciente. Já o site Akatu Mirim tem conteúdo voltado para o público infantil, com jogos e atividades que podem ajudar pais e educadores a ensinarem as crianças formas de serem sustentáveis.

O instituto oferece palestras, programas de educação, oficinas de consumo consciente e produção de conteúdo para empresas e escolas. O serviços são pagos, mas caso uma escola, por exemplo, requisite o trabalho do Akatu e não tenha como pagar, é montado um plano de ação em parceria com a instituição para depois buscar patrocínio.

Estanislau garante que “as empresas sabem a importância de valorizar sua marca diante do consumidor” e que muitas delas procuram o Instituto para pedir palestras, oficinas, etc.