Egípcios desenvolveram tecnologia de baixo custo que dessaliniza água em alguns minutos

Promovido por BASF

 
Créditos: Gerardo Pesantez
 

Pesquisadores da Universidade de Alexandria, no Egito, desenvolveram uma tecnologia de baixo custo capaz de dessalinizar a água em apenas alguns minutos.

A tecnologia se baseia em membranas contendo acetato de celulose em pó, que em contato com outros componentes, se liga as partículas de sal que passam pela membrana dessalinizando a água.

Segundo o professor Ahmed El-Shafei, um dos autores do estudo, a membrana pode ser facilmente produzida usando ingredientes baratos, o que a torna uma excelente opção para os países em desenvolvimento.

Ainda segundo o professor, outro detalhe responsável por reduzir seu custo é que a técnica usa a pervaporação em seu processo. O que elimina a necessidade de energia elétrica, um item essencial nos processos de dessalinização clássicos.

A notícia foi recebida com entusiasmo no país do Oriente Médio, pois pode facilitar o acesso dos moradores de regiões rurais a água potável para consumo e para irrigação das colheitas.

 

Tem interesse por matérias sobre técnicas de reaproveitamento da água e gostaria de debater o tema? A BASF, empresa química líder mundial, também quer fazer a sua parte e convida o leitor do Catraca Livre para discutir esse assunto no Creator Space™ online.

O programa de cocriação da BASF celebra os 150 anos da empresa e tem o objetivo de promover discussões que busquem soluções concretas para problemas ligados a alimento, energia e urbanidade.